Domingo, 17 de Fevereiro de 2019

Buscar   OK
Brasil

Publicada em 19/10/15 às 09:52h - 1641 visualizações
Advogada encontra tema de TCC na Bíblia e recebe homenagem na Itália
Moradora de Bauru (SP) será a única de São Paulo a receber a medalha. Artigo trata sobre direitos sociais referentes à saúde, educação e moradia.

G1 Bauru e Marília



Renata Cézar recebe medalha do reitor Antonio Felice Uricchio
(Foto: (Arquivo Pessoal/ Renata Cézar)
19/10/15 -  A advogada de Bauru (SP) Renata Cezar, de 26 anos, encontrou na Bíblia o tema de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), sobre direitos sociais, que rendeu a ela uma medalha de reconhecimento na Europa neste mês. Renata foi a única do Estado de São Paulo, que foi homenageada nesta quinta-feira (15).

Ela e outros 49 brasileiros receberam a medalha "Il Merito Giuridico di Visitatori - autori internazionali", em reconhecimento a suas contribuições à paz, das relações sociais e dos valores da humanidade, no Encontro Internacional de Autores Jurídicos, na região de Puglia, na Itália. A homenagem se deve a um artigo que escreveu em 2011, fruto de seu TCC, e que foi publicado em um site.

A ideia
A ideia de escrever sobre direitos sociais surgiu após um momento de leitura da Bíblia, de acordo com a advogada. Ela havia chegado da banca do TCC de seu irmão Thyago Cézar, também advogado, que havia tirado 10. "Os professores dele me disseram que no próximo ano eu iria enfrentar a banca e que era minha obrigação não tirar menos que ele. Quase morri de nervosismo, cheguei em casa chorando", lembra.


Renata Cézar com sua família no dia da defesa de seu TCC (Foto: Arquivo Pessoal/ Renata Cézar)
Nervosa, Renata pediu a Deus que a ajudasse. "Abri a Bíblia e fui ler minha meditação semanal. Achei no livro de Hebreus o capítulo 13, cujo título era 'Dos direitos sociais'. Aquilo foi o suficiente. Peguei minha constituição e vi o artigo 6º que prevê todos os direitos sociais."  A advogada tirou 10 no TCC e foi indicada para iniciação científica. Ela transformou seu trabalho em um artigo e o publicou em algumas revistas jurídicas. Em um dos sites o artigo chegou a mais de 8 mil visualizações, segundo a advogada. Os organizadores do evento encontraram a jovem quando procuravam por advogados brasileiros que escreviam sobre o tema de direitos sociais. "Eu fiquei muito surpresa. Quero tentar o mestrado e isso vai contar muito pois vou registrar o artigo na universidade, além de ser bom para toda a minha vida acadêmica."

O artigo
O artigo intitulado "Direitos Sociais Frente ao Princípio da Proibição do Retrocesso Social (PPRS)", tem foco na saúde, educação e moradia, direitos previstos no artigo 6º da Constituição Brasileira. De acordo com a advogada, o artigo significa que todo direito dado à população não pode ser tirado e o governo é responsável por implementar medidas que garantam a aplicação desses direitos. "O sistema jurídico no Brasil é falho, pois não temos medidas de eficácia e eficiência. Temos leis, mas não temos como aplicá-las", acredita.


Renata acompanhada de seu irmão Thyago Cézar, recebe a carteira da OAB (Arquivo Pessoal/ Renata)
Ainda segundo Renata, o conhecimento do direito é fundamental para a criação de leis aplicáveis. "O que falta hoje é uma população que tenha ciência dos seus direitos e do que ela tem que fazer para consegui-los. Eu não estou escrevendo para juristas, mas para a população, esse é o meu papel. Não quero pensar que alguém morreu porque o sistema de saúde é falho e a Justiça não faz sua parte obrigando o SUS que atenda quem precisa."

 Sonho realizado
 Na Itália, Renata diz viver um sonho. "São oito anos de dedicação em estudos. Conseguir registrar um artigo meu em uma universidade da Itália, um dos berços do direito, é fantástico. Sou muito grata a Deus", agradece a advogada.

 Apesar das dificuldades e conquistas, a advogada de Bauru não perde o ideal de justiça. "Mais do que achar um TCC na Bíblia, ter tirado 10, receber uma condecoração na Itália, o que me motiva a estudar, publicar e divulgar para a população, é a esperança de vida digna. Afinal, é para isso que o direito serve, para amparar quem precisa", acredita Renata.

Renata diz realizar sonho na Itália com reconhecimento
(Foto: Arquivo Pessoal/ Renata Cézar)



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário

Clique para ouvir no celular

               

TODA SEGUNDA UMA NOVA MENSAGEM

 Acesse o canal do youtube para visualizar novos vídeos a cada semana: Maria Quiteria Magalhães

Peça seu Louvor

  • Rosilene Morais
    Cidade: São Paulo
    Música: Bruna Karla na eternidade
  • Eduardo
    Cidade: Fortaleza
    Música: Escuto voz da verdade
  • Moisés
    Cidade: Sb
    Música: A paz é Jesus - Gerson Barca
  • Edleuza
    Cidade: Recife
    Música: Alison e neide sinceridade
  • Hellen Freitas
    Cidade: ARAÇAÍ
    Música: Ninguém explica Deus
  • SUZYANE MARQUES
    Cidade: BELA CRUZ - CEARÁ
    Música: DEIXA EU TE USAR - SARA FARIAS
Pastor Online

Pastora Helena Morini
 



A esperança dos justos é alegria, mas a expectação dos perversos perecerá.
 Provérbios 10:28
Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.
João 1:45
Ouvinte do Mês
  • Rita de Cássia e Erika
    Cidade: São Paulo, capital
  • Fabiana e Luciano
    Cidade: São Paulo/ SP
  • Joelma e Ravi com a visita da Pra. Helena
    Cidade: São Paulo
  • Helena / Genilsa / Márcia
    Cidade: Caieiras / SP
  • Helena - 04.2016
    Cidade: São Paulo
  • Roberta
    Cidade: São Paulo
Estatísticas
Visitas: 1036259 Usuários Online: 174


Web Rádio | Pastor Online | Devocional | Espaço Mulher Cristã | Chat | Notícias Gospel | Entretenimento | Louvores | Roberto Kazuo | Egleysa Montarroyos
Copyright (c) 2019 - Rádio Eu Amo Jesus - Todos os direitos reservados