Segunda-feira, 25 de Junho de 2018

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Curiosidades

Publicada em 25/08/15 às 16:01h - 924 visualizações
O que comer? Para ter uma noite de sono tranquila
Uma alimentação equilibrada e saudável é a solução para muitos problemas. Saiba o que comer para tornar as suas noites de sono melhores.

Rádio Eu Amo Jesus


25/08/15 -



O sono, ou a falta dele, é um dos problemas que mais aflige a sociedade atual. O ritmo alucinante do quotidiano, aliado a uma péssima alimentação, leva muitas vezes a solução para noites tranquilas esteja nos alimentos. Cada alimento possui substâncias e propriedades que podem causar determinado efeito no organismo que o consome.

Na realidade, o que acontece é que existe um componente em determinados produtos que favorece o trabalho do corpo e ajuda a restabelecer o equilíbrio durante a noite, o triptofano. Trata-se de uma substância que aumenta a produção da serotonina, conhecida por ser responsável pelo bom humor, e que tem também um poder sedativo, ajudando a induzir e a melhorar o sono.

Assim sendo, o que é importante saber exatamente que tipo de alimentos se comem? Em que hora do dia é melhor saboreá-los? Que consequência poderão trazer para o organismo? Ninguém pode esperar ter uma noite de sono tranquila se durante o dia, por exemplo, bebe muita cafeína, que é um estimulante.

Por outro lado, durante o dia é fundamental não consumir alimentos com poderes relaxantes, uma vez que os níveis de energia ficarão mais reduzidos, tornando-se mais difícil desenvolver atividades e trabalhar. O leque de produtos que deve colocar na sua receita é vasto e variado. A banana é um exemplo que é composta por relaxantes musculares naturais: o magnésio e o potássio. Além disso, esta fruta contém o aminoácido L-triptofano, que, tal como referido, origina serotonina e melatonina, contribuindo para um maior relaxamento do corpo. A banana é a combinação perfeita para descontrair.



Quem aposta na tranquilidade, aposta em beber muito leite. Trata- -se de um ingrediente que não só possui as substâncias já mencionadas como; minerais e cálcio, ele possui um efeito relaxante. Para aumentar o resultado poderá ingerir o leite com aveia - a qual aumenta o açúcar no sangue e liberta a insulina e as substâncias químicas que induzem ao sono, com as torradas - sendo um hidrato de carbono, aumenta a produção das substâncias relaxantes.

Na realidade, o triptofano conhecido como relaxante, está presente nas carnes magras, no peixe, nos leites e iogurtes desnatados, queijos brancos e magros, nas nozes, na banana e em leguminosas.



A insulina e um outra das protagonistas de uma noite de sono tranquila. Isto porque, a hipoglicemia, ou seja, a baixa quantidade de açúcar no sangue, costuma ocorrer durante a noite quando não nos alimentamos. Nessa altura, quando o nível de glicose desce, a adrenalina liberta-se como uma fonte secundária. Uma vez que a adrenalina é uma hormona estimulante, que causa naturalmente, distúrbios no sono. Deste modo, é necessária a ingestão de hidratos de carbono, porque regularizam os níveis de insulina.

A presença dos hidratos de carbono é importante, é preciso enfatizar o seu poder no sono. Não é por acaso que quando as pessoas fazem dietas de emagrecimento e cortam as massas e o arroz ficam mais tristes, mal-humoradas e desanimadas. Isso deve-se a uma grande quebra de energia provocada precisamente pela ausência de hidratos. No entanto é fundamental referir que nem todos os hidratos são benéficos para o sono.

Na realidade, as refeições com hidratos de carbono simples: açúcar branco, doces, bolachas e etc, criam desequilíbrios nos níveis de glicose no sangue, provocando reações de ansiedade. Por isso, sugere-se que prefira os alimentos cuja libertação de açúcar seja mais lenta na corrente sanguínea: pão integral, bananas, aveia, mel, sementes e frutos secos. A ingestão ou a não de líquidos, traduz outro problema para a falta de sono.



É extremamente importante beber líquido, isso funciona como a chave de ligação entre todos os alimentos já mencionados acima. Os líquidos participam em diversos processos fisiológicos cerebrais que influenciam a energia mental bem como a capacidade de pensamento do indivíduo. Assim, é importante que se beba muita água (no mínimo 1,5 litro/ dia), sumos naturais, leite de soja e de amêndoa, sopas e batidos naturais.

A nutricionista Eduarda Alves, sugere que sejam consumidas algumas plantas, pois assumem como poderosos elementos de ajuda no relaxamento do corpo tais como: "A valeriana, a camomila e a tília, que contribuem para noites bastante tranquilas. Deverá beber duas xícaras de chá a partir das sete da noite." Com uma alimentação saudável e uma dieta de alimentos que estimulem o relaxamento do organismo, combina com uma nova forma de estar e de viver para que se tenha um descanso e não a excitação do metabolismo.
A Nutricionista alerta também para outras práticas, que estão relacionadas com a alimentação e que poderão interferir no processo de relaxamento do corpo: "Nunca deverá fazer exercício físico nas três horas que antecedem o sono. Quando se pratica exercícios, o metabolismo altera-se, ficando mais acelerado, e produz substâncias que estimulam e despertam a pessoa. Por outro lado, existem rotinas no dia a dia que também são impeditivas no descanso. É o caso da música, dos tablets, dos telemóveis e da televisão no quarto de dormir."



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