Quinta-feira, 23 de Novembro de 2017

Buscar   OK
Estudos Bíblicos

Publicada em 03/05/17 as 18:26h - 421 visualizações
O Grande Amor de Deus
Deus é amor I João 4.8

Jhenyfer Lelis


Ministração na Igreja Presbiteriana  (Foto: Jhenifer Lelis)

Desde o início do relato da criação do mundo e da humanidade em Gênesis podemos perceber claramente o relacionamento de Deus com o ser humano. Este relacionamento era intenso, profundamente amoroso e de qualidade, Deus sempre se importou com o ser humano, ele sempre tomou a iniciativa de manter um relacionamento baseado em amor, fidelidade e justiça. Ele nunca quis que o ser humano sofresse, ao contrário, por ser Ele Amor, seu único desejo era que toda a humanidade vivesse feliz, mas o ser humano falhou e foram expulsos do paraíso.

A expulsão de Adão e Eva do Jardim do Éden foi ao mesmo tempo um castigo e um ato de misericórdia, evitando que comessem da árvore da vida e vivessem eternamente num estado de morte e de alienação de Deus. Ele praticou Sua justiça amando intensamente a Sua criação.

Além da criação, o amor de Deus esteve presente no Antigo Testamento através do Seu envolvimento com o povo de Israel, com base na aliança que fizera com os israelitas por meio de Moisés, a conquista da terra prometida, a vida do povo sob a autoridade de juízes e reis, as muitas advertências que Ele fez através dos profetas chamando o povo ao arrependimento e a nova aliança em Jesus Cristo. Todos esses acontecimentos demonstram como Deus amou Seu povo em todo tempo e se manteve fiel a Suas promessas, agindo sempre com justiça e misericórdia.

Se pararmos pra pensar na cronologia dos acontecimentos bíblicos podemos dizer que o amor de Deus sempre foi cheio de cuidado, misericórdia, justiça, bondade, persistência e graça buscando um relacionamento sincero e único com o ser humano. Ele se tornou homem e viveu entre nós em Jesus e assim temos a nova aliança, nós somos perdoados e redimidos dos nossos pecados, somos reconciliados com Deus, voltamos a ter um relacionamento harmonioso com Deus.

Assim como Deus é amor e como Ele nos amou e nos ama, devemos em nossa vida cristã também aprender a amar, primeiro ao Senhor Deus acima de todas as coisas e depois ao nosso próximo como a nós mesmos. Nós somos a imagem de Deus, o mesmo Deus que existe em três pessoas, pessoas que são amor, um amor perfeito e único desde a fundação do mundo. O amor de Deus é um compromisso de auto sacrifício exclusivo com a humanidade, comprometido e fiel em fazer o que é melhor para Seus filhos, independentemente se eles merecem ou não, e Sua maior demonstração de amor na história foi a morte de Jesus Cristo.

Vou terminar com uma citação ontológica, que nada mais é que um conciso resumo das ideias da obra elaborada pelo Dr. Carlos E. B. Calvani:

"Amor sem Poder é ineficaz; carece de viabilidade prática para atingir seus objetivos e perde-se no vácuo do idealismo romântico; Amor sem Justiça é mero sentimentalismo cego às exigências da vida; Poder sem justiça conduz à opressão, pois desconhece suas implicações sociais; Poder sem Amor leva ao despotismo e à tirania resultantes da autoglorificação; Justiça sem Amor é contraproducente, pois tende a agir destrutivamente e não de modo transformador, legitimando atos de violência; Justiça sem Poder é inoperante, só resultando em desespero, melancolia e frustração".  (Júlio Fontana - Aluno de Teologia da PUC-RJ. Colaborador das revistas: Inclusividade, Teologia e Cultura, Religião e Cultura e Correlatio) Citação extraída da resenha Amor, Poder e Justiça: Análises ontológicas e aplicações éticas de Paul Tillich. Sérgio Paulo de Oliveira. São Paulo: Fonte editorial, 2004, 110pp.  Revista Eletrônica Correlatio n 10 - Novembro de 2006

O Ser de Deus é inexplicável! A teologia pode tentar explicar o seu real significado, mas se Ele é amor talvez só possamos compreender o seu significado através da fé.

Jhenyfer Lelis




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.


Clique para ouvir no celular

               

TODA SEGUNDA UMA NOVA MENSAGEM


Acesse o canal do youtube para visualizar os vídeos antigos: Maria Quiteria Magalhães
Peça seu Louvor

  • adelson santos da cruz
    Cidade: Brasília
    Mensagem: tales eu nacsi pra te chamar de pai
  • ADELSON SOANTOS DA CRUZ
    Cidade: Brasília
    Mensagem: tales eu nacsi pra te chamar de pai
  • claudenise carvalho
    Cidade: pojuca
    Mensagem: jó como poderia adorar
  • Victoria
    Cidade: Rio de janeiro
    Mensagem: Bruna karla só Deus sabe
  • Isadora
    Cidade: Antônio carlos
    Mensagem: Bruna karla
  • Luciana
    Cidade: Serra talhada
    Mensagem: Antônia Gomes fica tranquilo
Pastor Online

Pastora Helena Morini
 



A esperança dos justos é alegria, mas a expectação dos perversos perecerá.
 Provérbios 10:28
Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.
João 1:45
Ouvinte do Mês
  • Joelma e Ravi com a visita da Pra. Helena
    Joelma e Ravi com a visita da Pra. Helena
    Cidade: São Paulo
  • Helena / Genilsa / Márcia
    Helena / Genilsa / Márcia
    Cidade: Caieiras / SP
  • Helena - 04.2016
    Helena - 04.2016
    Cidade: São Paulo
  • Roberta
    Roberta
    Cidade: São Paulo
Estatísticas
Visitas: 763163 Usuários Online: 78


Web Rádio | Pastor Online | Devocional | Espaço Mulher Cristã | Chat | Notícias Gospel | Entretenimento | Louvores | Roberto Kazuo | Egleysa Montarroyos
Copyright (c) 2017 - Rádio Eu Amo Jesus - Todos os direitos reservados