Domingo, 08 de Dezembro de 2019

Buscar   OK
Estudos Bíblicos

Publicada em 02/07/19 às 14:59h - 118 visualizações
Importância do Batismo nas Águas
Primeiros Passos da vida cristã

Pra. Quitéria


batismo  (Foto: Rádio Eu Amo Jesus)

BATISMO NAS ÁGUAS  

“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo” (Mateus 28.19)

 

O Senhor nos ensina a fazer discípulos, e a batizá-los. É importante que a pessoa que descobre o caminho da Salvação, entenda como deva caminhar por ele e isso, só poderá ser feito através do conhecimento das escrituras, pois são elas que revelam a perfeita vontade do Senhor.

 

1. Por que batizar?

Porque é uma ordenança e não uma opção: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado” (Mc 16.15,16)

Quando a pessoa recebe Jesus como seu Salvador passa a ser uma nova criatura, logo a velha natureza precisa morrer e batismo é símbolo de sepultamento. (Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos. Cl 2.12)

Muitos se utilizam deste versículo, interpretando-o de forma errônea, alegando que a Bíblia não diz que “quem não for batizado está condenado” e sim: quem não crê.

Ora, quem acredita de verdade obedece ao mandamento, está explicito no início do versículo: “quem crer e for batizado será salvo”. Quando a fé alcança nossos corações só há um desejo: o de obedecer ao nosso Mestre e Senhor, não há lugar para dúvidas e questionamentos sobre aquilo que está escrito. As dúvidas vão surgindo, porém no sentido de buscar um maior conhecimento da vontade do Senhor e não para questionar a veracidade de sua Palavra.

 

2. Quando devo batizar?

Como escrito na passagem acima, o batismo é para quem acredita; para quem teve um Encontro com o Senhor e quer prosseguir com Ele em sua caminhada. Biblicamente não existe um tempo entre a conversão e o batismo.

Vejamos:

- No dia de Pentecostes

De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, Atos 2.41

 - O Eunuco, logo após ouvir a pregação do Evangelho, através de Filipe

E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou. Atos 8.38

- Paulo batizou em Éfeso, os que creram na pregação

E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus. Atos 19.5

- O carcereiro e sua família, na mesma noite que Paulo lhes falou de Jesus

E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.
E lhe pregavam a palavra do Senhor, e a todos os que estavam em sua casa.
E, tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes os vergões; e logo foi batizado, ele e todos os seus. Atos 16.31-33

 

3. Como tomar a decisão

Nem todos que se entregam a Cristo se decidem pelo Batismo, alguns chegam a demorar anos até tomar essa decisão, mesmo sendo assíduo frequentador da igreja. Precisamos entender que Deus trabalha na vida de cada um de uma forma diferente, alguns demoram anos, mas sem nunca sair da presença de Deus, e continuam buscando uma experiência maior.

Essa demora na tomada de decisão, em alguns casos, se deve a questionamentos internos de cada um, ora por ter ouvido falar de experiências maravilhosas que outros tiveram e não ter acontecido nada de tão extraordinário em sua vida quando se entregou a Cristo, ora pela falta de conhecimento da Palavra.

Outros tem medo de assumir um compromisso e depois não dar conta: medo de se comprometer com trabalhos da igreja ou com Deus e falhar. Então, a medida que vai ouvindo a Palavra vai compreendendo que é o Espírito Santo que nos capacita a continuar e não capacitação ou esforço humano.

Há ainda aqueles que se convertem na maior empolgação, batizam e não permanecem

Vamos abordar esse assunto em outro momento.

 

4. Jesus, nosso mestre e Senhor, nos deu o exemplo

João questionou o fato de batizar Jesus, pois sabia que Jesus era maior que Ele, pois era Deus encarnado. Porém Jesus fala a João na frente de toda a multidão que vinha a João no deserto:

Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim? Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu. Mateus 3.14,15.

Podemos não entender todas as coisas, num primeiro momento, mas o desejo de obedecer deve prevalecer sobre isso. Obediência e fé, são 2 coisas importantíssimas em nossa jornada.

 

5. Pessoas que morrem sem o batismo

Ao lado de Jesus, no calvário, houve um homem que se rendeu a Ele, reconhecendo-o como Salvador e Jesus lhe falou que se encontrariam no Paraíso Lc 23.39 a 43. Aquele homem não teve tempo de se batizar, o mesmo acontece com pessoas em todo o mundo que se convertem no leito de morte, alguns conseguem o batismo por aspersão, mas nem todos. Nesse caso a falta de batismo não é um impedimento a entrada no reino, a falta de batismo pode passar a ser um impedimento quando é ocasionada pela falta de fé e obediência. Logo não é o batismo que salva e sim a obediência. O batismo pela fé nos identifica com Cristo

 

6. O principal requisito para o batismo é a fé no nome de Jesus, vemos isso no batismo do Eunuco:

 E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. Atos 8.36,37

Ele pergunta a Filipe o que poderia ser um impedimento ao Batismo, e ele responde com clareza: É licito se você acredita de todo o coração. Ou seja, o batismo é permitido a você porque você está crendo com sinceridade. Precisamos entender que isso é o que o Senhor requer de seus servos, daqueles que confessam o seu nome: FÉ

 

7. O batismo pode ser: “em nome de Jesus” conforme está escrito em Atos 2.38, ou “em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo”, como descrito em Mateus 28.19 – Devemos lembrar que Jesus é o Filho, portanto não há nenhuma heresia, apenas o uso de um termo diferente empregado na própria Palavra de Deus.


Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues.

 

Pra. Quitéria

 

 

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:



Clique para ouvir no celular

               

TODA SEGUNDA UMA NOVA MENSAGEM

 Acesse o canal do youtube para visualizar novos vídeos a cada semana: Maria Quitéria Magalhães

Peça seu Louvor

  • Izabela
    Cidade: Brasilia
    Música: Prioridade
  • Marcos
    Cidade: Sao carlos sp
    Música: Hino dias de elias lauriete
  • Ruama Gonçalves Paulino
    Cidade: Niterói
    Música: Oi Jesus
  • Liliane
    Cidade: Cascavel
    Música: Jó
  • igor
    Cidade: Vila Velha
    Música: Vila Velha
  • Tatiane Sousa Alves
    Cidade: Cidade Ocidental
    Música: Só em ti confiarei
Pastor Online

Pastora Helena Morini
 



A esperança dos justos é alegria, mas a expectação dos perversos perecerá.
 Provérbios 10:28
Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.
João 1:45
Ouvinte do Mês
  • Marina e Celso
    Cidade: Curitiba-PR / São bernardo do Campo-SP
  • Pastor Omar Tatari
    Cidade: Ferraz de Vasconcelos
  • Rita de Cássia e Erika
    Cidade: São Paulo, capital
  • Fabiana e Luciano
    Cidade: São Paulo/ SP
  • Joelma e Ravi com a visita da Pra. Helena
    Cidade: São Paulo
  • Helena / Genilsa / Márcia
    Cidade: Caieiras / SP
  • Helena - 04.2016
    Cidade: São Paulo
  • Roberta
    Cidade: São Paulo
Estatísticas
Visitas: 1169886 Usuários Online: 57


Web Rádio | Pastor Online | Devocional | Espaço Mulher Cristã | Chat | Notícias Gospel | Entretenimento | Louvores | Roberto Kazuo | Egleysa Montarroyos
Copyright (c) 2019 - Rádio Eu Amo Jesus - Todos os direitos reservados