Domingo, 08 de Dezembro de 2019

Buscar   OK
Estudos Bíblicos

Publicada em 29/07/19 às 09:22h - 113 visualizações
Santificação
Preparando para o Batismo nas Águas

Pastora Quitéria


fonte de águas  (Foto: Pastora Quitéria)

SANTIFICAÇÃO 

Santificar é separar para o Senhor, afastando-se da contaminação deste mundo.

 

“Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” ( João 17:17 )
 

No Evangelho de João, o próprio Senhor Jesus pede ao Pai que santifique os Seus discípulos na verdade. Então, entendemos que, para que haja santificação precisamos compreender a Palavra de Deus.

 

É comum ouvirmos pessoas dizerem:

- Deus não me aceita porque sou pecador;

- Preciso parar de fumar para ir para a igreja;

- Preciso deixar esse ou aquele pecado para ir para a igreja;

- Preciso fazer isso ou aquilo para que Deus possa me ouvir...

 

A libertação não é algo que proceda do coração humano, do nosso coração brota (através do agir do Espírito Santo – João 16.8) a sede de Deus e o desejo de abandonar o pecado, mas a vitória sobre o pecado já foi garantida na cruz e só em Jesus podemos alcança-la. Se conseguíssemos sozinhos, Jesus não precisaria ter morrido na cruz.

 

1º Passo para santificação

Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Tiago 4:7

Quando o Senhor nos chama, precisamos permitir que Ele ocupe um lugar especial em nossos corações, precisamos nos sujeitarmos a Sua Vontade. Isso significa receber ordens do Senhor, através de Sua Palavra e andar segundo estas orientações, entendendo que elas são para guiar nossos caminhos nos aproximando cada vez mais do Senhor.

Quanto mais a pessoa se aproxima de Deus, mas ela tem forças para resistir ao diabo e, ele mesmo vai procurar se afastar da pessoa que está protegida pelos anjos do Senhor. Não é algo que aconteça da noite para o dia, não é uma “mágica”, é um processo contínuo; durante toda a nossa vida precisamos buscar essa comunhão com Deus, e lutar contra as ciladas do adversário que procuram nos afastar de Deus. Vendo que não vence o cristão em alguma área, vai tentar em outra e a Palavra nos ajudará a resistir. Vale ressaltar que durante a tentação no deserto, o diabo sempre citava a Palavra para incitar Jesus a pecar, e com a própria Palavra, usada corretamente Jesus repreendeu o diabo (Lc. 4.1-13), porém note que o diabo se ausentou dele “por algum tempo”.

 

2º. Oração e Jejum

E disse-lhes: Esta casta não pode sair com coisa alguma, a não ser com oração e jejum (Mc. 9.29)

Em determinadas áreas da vida do cristão, a batalha precisa ser ainda mais intensa. Algumas pessoas foram dominadas tão intensamente pelo adversário que precisarão entrar numa guerra através do jejum e oração. Então, além de ler a Bíblia diariamente, separe também um tempo para orar e no mínimo um dia da semana para jejuar, entenda que o jejum te ajuda a quebrar sua natureza carnal, seus desejos que te fazem pecar (Tg 1.14), cada um tem fraquezas em áreas diferentes, mas de algum modo todos somos tentados (Tg 5.17 – Hb 2.18 – Hb 11.37). Quando a carne é quebrada ela fica sujeita ao espírito e consequentemente você se torna mais forte espiritualmente e apto para as batalhas que não são carnais (Ef. 6.12)

É importante salientar que a Bíblia não adverte sobre isso para nos desanimar, antes para nos deixar em alerta; Jesus mesmo falou que deveríamos ser prudentes como as serpentes.  (Mt 10.16)

Quando Jesus esteve no monte, após ter ceado com seus discípulos, a Bíblia relata que sua agonia era grande e por isso Ele orava mais intensamente (Lc 22.44). Não podemos desfalecer na hora da tentação, Ele é o nosso maior exemplo, e precisamos fazer como Ele: quando tentados e atribulados, nada de deixar a fé, precisamos orar mais intensamente. Assim, nos afastaremos do pecado que tão de perto nos rodeia (Hb 12.1), e nos capacitaremos para a batalha.

 

3º. Renúncia

Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, Hebreus 12:1

 

Note que a Bíblia diz: deixemos todo embaraço. Precisamos tomar uma decisão: tudo o que está embaraçando nossa vida e levando para longe do Senhor, devemos tomar uma atitude de abandonar (1ª Pe. 2.1).

Pecado é quebra do mandamento, é desobediência as leis de Deus. No grego significa “errar o alvo”, nosso alvo é obedecer ao Senhor para nos aproximarmos cada dia mais de Sua Presença. Quando transgredimos seus mandamentos abrimos brechas para o ataque inimigo. Lembre que você “entregou sua vida a Cristo”, logo, ela não te pertence, não tente tomar as rédeas novamente, deixe Ele guiar sua vida. O eu precisa morrer para Cristo prevalecer.

Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito; 1 Pedro 3:18

Se não estivermos realmente mortificados na carne, não poderemos ser vivificados pelo Espírito.

 

4º. Vida devocional

Se realmente queremos nos santificar, separar do pecado, precisamos nos sujeitar ao Senhor, orar, jejuar, renunciar o eu e aprender a viver uma vida na presença d’Ele. Além de ser uma pessoa presente nos cultos, adorá-lo com a Congregação dos Santos, conforme a Palavra nos ensina (At. 2.46,47 e Hb. 10.25), precisamos ainda ter o nosso tempo a sós com Deus, é aquele momento em que entramos em nosso quarto e oramos em secreto (Mt. 6.6).

É muito importante compreender que Congregar e Vida Devocional, são 2 coisas distintas que devem coexistir na vida cristã, uma não substitui a outra. É muito triste ver pessoas que acreditam que por orar em casa não precisam ir a igreja, afinal “a igreja está cheia de pecadores, eles não obedecem a Cristo”. Ainda que a pessoa não compreenda, ela está julgando a igreja do Senhor pela qual Ele morreu, você está lá para glorificar ao Senhor e se perceber um erro, deve orar. O profeta Jeremias, lutou por diversas vezes com o Senhor pelo povo de Judá, Deus o mandava parar de orar e ele continuava intercedendo pelo povo  (Jr. 7.16, 11.14, 14.11), porém o profeta continua clamando ao Senhor pelo povo e entregando ao povo as mensagens do Senhor. Não é diferente no Novo Testamento; em Apocalipse Jesus manda João entregar uma carta a igreja de Laodicéia, (Ap. 3.14-22), era uma igreja pecadora, Jesus não manda os fiéis se afastarem, mas se arrependerem de seus pecados e fala que deseja comunhão com eles (Ap. 3.20). Vá a igreja, adore junto com o povo de Deus, e em seu quarto, ou no lugar que escolher, leia a Bíblia e adore sozinho(a) ao Senhor.

LEMBRE-SE SEMPRE:

Obediência a Palavra é a chave para a vitória. 

Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo; 2 Coríntios 10:5





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:



Clique para ouvir no celular

               

TODA SEGUNDA UMA NOVA MENSAGEM

 Acesse o canal do youtube para visualizar novos vídeos a cada semana: Maria Quitéria Magalhães

Peça seu Louvor

  • Izabela
    Cidade: Brasilia
    Música: Prioridade
  • Marcos
    Cidade: Sao carlos sp
    Música: Hino dias de elias lauriete
  • Ruama Gonçalves Paulino
    Cidade: Niterói
    Música: Oi Jesus
  • Liliane
    Cidade: Cascavel
    Música: Jó
  • igor
    Cidade: Vila Velha
    Música: Vila Velha
  • Tatiane Sousa Alves
    Cidade: Cidade Ocidental
    Música: Só em ti confiarei
Pastor Online

Pastora Helena Morini
 



A esperança dos justos é alegria, mas a expectação dos perversos perecerá.
 Provérbios 10:28
Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.
João 1:45
Ouvinte do Mês
  • Marina e Celso
    Cidade: Curitiba-PR / São bernardo do Campo-SP
  • Pastor Omar Tatari
    Cidade: Ferraz de Vasconcelos
  • Rita de Cássia e Erika
    Cidade: São Paulo, capital
  • Fabiana e Luciano
    Cidade: São Paulo/ SP
  • Joelma e Ravi com a visita da Pra. Helena
    Cidade: São Paulo
  • Helena / Genilsa / Márcia
    Cidade: Caieiras / SP
  • Helena - 04.2016
    Cidade: São Paulo
  • Roberta
    Cidade: São Paulo
Estatísticas
Visitas: 1169954 Usuários Online: 33


Web Rádio | Pastor Online | Devocional | Espaço Mulher Cristã | Chat | Notícias Gospel | Entretenimento | Louvores | Roberto Kazuo | Egleysa Montarroyos
Copyright (c) 2019 - Rádio Eu Amo Jesus - Todos os direitos reservados