Sábado, 20 de Outubro de 2018

Buscar   OK
Curiosidades

Publicada em 24/09/15 às 11:48h - 747 visualizações
Primavera, que começou nessa quarta-feira, tem influência do El Niño
Estação começou nessa quarta-feira (23) às 5h20 e vai até 22 de dezembro. Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste passam a ter chuvas mais intensas.

Rádio Eu Amo Jesus


 (Foto: Rádio Eu Amo Jesus)
24/09/15 -

A primavera do hemisfério sul começou nessa quarta-feira (23) às 5h20, mas há mais de duas semanas o clima já tem seguido os padrões dessa estação no Brasil, segundo a meteorologista Olivia Nunes, da empresa Somar Meteorologia. O padrão de primavera já tem sido observado, de acordo com a especialista, desde que ocorreram as primeiras chuvas depois do período seco de agosto.

A estação que começa deve sofrer a influência do El Niño, fenômeno caracterizado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico. Olivia explica que o setor do Pacífico cuja variação da temperatura mais tem impacto no Brasil é a próxima ao Peru. Hoje, esta região não apresenta temperaturas tão altas quanto a região central do oceano, mas ainda assim o fenômeno deve afetar o regime de chuvas no Brasil.

Chuvas
Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/Inpe), a primavera deve ser caracterizada por pancadas de chuva no final da tarde ou noite devido ao aumento do calor e da umidade. Podem ocorrer raios, ventos fortes e queda de granizo.

A região Sudeste deve ter uma quantidade razoável de chuva, segundo a meteorologista Olivia Nunes, com algumas áreas recebendo chuva acima da média esperada para os meses de primavera. "As chuvas ainda não devem resolver o problema dos reservatórios, embora ajudem." Nesta região, o El Niño deve provocar chuvas em forma de pancada, associadas ao calor. "A chuva vem forte e pode trazer problemas para a defesa civil como alagamento e deslizamento de encostas"

No Sul, as chuvas devem se concentrar nos meses de outubro e novembro, diminuindo em dezembro, segundo Olivia. De acordo com o CPTEC/Inpe, deve haver pouca alteração nos totais mensais de chuva esperados para a época, mas podem ocorrer raios e grandes quantidades de chuvas em curtos períodos de tempo.

No Centro-Oeste, o sul de Goiás e de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul devem ter chuvas mais recorrentes. Já o norte de Goiás e de Mato Grosso devem ter chuvas menos constantes em comparação ao restante da região.

A porção mais ao norte do Nordeste e dos estados de Pará e Amapá devem ter menos chuvas do que o esperado para o período. Segundo o CPTEC/Inpe, há uma maior probabilidade de que as chuvas fiquem abaixo da média para a época nesses locais do extremo norte do país.



Temperatura

A partir de agora, a temperatura deve aumentar gradativamente no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, segundo o CPTEC. Porém, ainda não é o momento de guardar os agasalhos, segundo Olivia.

"Na primeira semana de outubro, pode ter um onda de frio avançando pelo Sul do país. Não deve ser tão intensa, mas como a primavera é uma estação de transição, ainda pode apresentar temperaturas mais baixas e tempo mais seco, principalmente no início da estação, no centro-sul do país", diz a meteorologista.

Na porção central do Brasil, as temperaturas máximas podem atingir valores muito elevados, segundo o CPTEC, principalmente devido à maior frequência de dias com céu claro. Em Goiânia, por exemplo, a previsão de temperatura para este início de primavera é de máxima de 38°C.

Inverno
A primavera que inicia agora encerra um inverno excepcionalmente quente no Brasil, e que teve grande variação de temperaturas. Em alguns estados, como Santa Catarina, os termômetros oscilaram de -6,3°C a 37,5°C. Na Bahia, os números variaram entre 7°C e 39°C. No Rio de Janeiro, a temperatura média ficou acima dos 30°C, sendo que por 15 dias a cidade passou dos 35°C.

Em alguns estados, como Pernambuco e Mato Grosso do Sul o inverno também foi caracterizado por índices de chuva abaixo da média. Em outros, como Rio Grande do Sul, a chuva ocorreu em excesso. Já Minas Gerais passou por situações extremas tanto de umidade alta quanto baixa. Informação G1.com.



Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.


Clique para ouvir no celular

               

TODA SEGUNDA UMA NOVA MENSAGEM

 Acesse o canal do youtube para visualizar novos vídeos a cada semana: Maria Quiteria Magalhães

Peça seu Louvor

  • fabiana dos Santos Rodrigues
    Cidade: Novo Hamburgo
    Música: louvor
  • Romaria Ribeiro Lopes
    Cidade: São José do Rio Preto sp
    Música: Jo
  • Romaria Ribeiro Lopes
    Cidade: São José do Rio Preto sp
    Música: Jo
  • Soraya
    Cidade: Salvador
    Música: Uma coisa peço ao senhor
  • Maria Helena Dutra
    Cidade: Conselheiro Lafaiete
    Música: Deus do impossível
  • Cristiane Almeida Silva
    Cidade: Sao Paulo
    Música: Escudo da Voz da Verdade
Pastor Online

Pastora Helena Morini
 



A esperança dos justos é alegria, mas a expectação dos perversos perecerá.
 Provérbios 10:28
Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.
João 1:45
Ouvinte do Mês
  • Rita de Cássia e Erika
    Cidade: São Paulo, capital
  • Fabiana e Luciano
    Cidade: São Paulo/ SP
  • Joelma e Ravi com a visita da Pra. Helena
    Cidade: São Paulo
  • Helena / Genilsa / Márcia
    Cidade: Caieiras / SP
  • Helena - 04.2016
    Cidade: São Paulo
  • Roberta
    Cidade: São Paulo
Estatísticas
Visitas: 984953 Usuários Online: 34


Web Rádio | Pastor Online | Devocional | Espaço Mulher Cristã | Chat | Notícias Gospel | Entretenimento | Louvores | Roberto Kazuo | Egleysa Montarroyos
Copyright (c) 2018 - Rádio Eu Amo Jesus - Todos os direitos reservados