Sábado, 20 de Outubro de 2018

Buscar   OK
Espaço Mulher

Publicada em 07/03/15 às 20:05h - 2054 visualizações
Saiba qual é a função da pílula do dia seguinte e os seus efeitos colaterais

Alki News


 (Foto: Rádio Eu Amo Jesus)
07/03/15 -

Quase todo mundo já sabe: para evitar a gravidez e a propagação de doenças sexualmente transmissíveis, como as causadas pelos vírus HIV e HPV, as pessoas devem usar preservativo em todas as relações sexuais.

Porém, dados da Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira (PCAP), apresentados este ano, revelam que 45% da população brasileira não usa camisinha.

O que fazer, então, diante do risco de uma gravidez indesejada, visto que o aborto é permitido no Brasil apenas para casos de estupro, risco de vida para a mãe ou se o feto for anencefálico?

Já existe um contraceptivo de emergência de que quase todos já ouviram falar, mas do qual as pessoas sabem muito pouco: a pílula pós-coital, também conhecida como pílula do dia seguinte.

Neste site, as matérias sobre a pílula são as mais procuradas, principalmente às segundas-feiras. Em um ano, foram mais de 1 milhão de acessos.

O Ministério da Saúde, desde 2013, facilita o acesso à pílula do dia seguinte. Os postos de saúde não exigem mais receita médica para distribuir, gratuitamente, o medicamento desde essa data.

Porém, o medo de que as mulheres façam uso indevido ou excessivo do medicamento, a proibição pela Igreja Católica e protestante, por considerá-la abortiva, e os tabus que envolvem o sexo dificultam o acesso a informações sobre seu uso correto e disponibilidade.

Os médicos são taxativos ao afirmar que a pílula do dia seguinte não é abortiva. Ela evita ou adia a ovulação, caso ainda não tenha ocorrido, e não deixa formar o endométrio gravídico, a camada que recobre o útero para receber o óvulo fecundado. Assim, a gravidez não ocorre.

Deve ser tomada imediatamente após a relação sexual desprotegida ou até 72 horas depois. Quanto mais depressa a mulher tomar a pílula, mais eficaz ela será.

É preciso que fique claro: a pílula do dia seguinte é cerca de quinze vezes menos eficiente que a pílula anticoncepcional de uso diário. Por sua dosagem de hormônio excessiva, causa, ainda, efeitos colaterais desagradáveis, como náuseas, vómitos e não pode ser usada por mulheres com distúrbios de coagulação e outras doenças. Deve, portanto, ser utilizada em último caso.

Longe de ser um bom método anticoncepcional, a pílula pode evitar que a mulher venha a enfrentar as consequências de uma gravidez indesejada.

Saiba qual é a função da pílula do dia seguinte

De pouco adianta distribuir a pílula nos postos de saúde se quase não há divulgação a respeito do anticonceptivo, abrindo espaço para que circulem informações erradas a respeito.

As mulheres têm de ter assegurados seus direitos contraceptivos, para que possam escolher quando e em que circunstâncias querem gerar um filho. E esses direitos começam no acesso às informações.

Efeitos colaterais da pílula do dia seguinte

A pílula do dia seguinte serve para impedir uma gravidez indesejada, no entanto possui alguns efeitos colaterais, devido à sobrecarga hormonal que provoca no organismo da mulher.

Assim, os efeitos da pílula do dia seguinte, como a Diad ou Pilem, incluem:

Sangramento inesperado, fora do período menstrual;

Náuseas e vômitos;

Dor de cabeça;

Cansaço excessivo;

Hipersensibilidade nos seios;

Dor abdominal;

Diarreia.

A pílula do dia seguinte pode, ainda, provocar alteração o ciclo menstrual, atrasando ou adiantado a menstruação. Além disso, pode diminuir ou aumentar a duração da mesma, especialmente se for tomada várias vezes durante o mesmo ciclo.

Os efeitos colaterais da pílula do dia seguinte não surgem em todas as mulheres e isso não indica que a pílula não esteja funcionando. Já quando surgem, os sintomas da pílula do dia seguinte dura cerca de 2 dias, à excepção das alterações da menstruação que podem continuar por alguns meses.

A pílula do dia seguinte não engorda e os efeitos colaterais podem surgir tanto na pílula de dose única como na dividida em dois comprimidos.


Fonte: Drauzio Varella e Dra. Sheila Sedicias (Ginecologista)


Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.


Clique para ouvir no celular

               

TODA SEGUNDA UMA NOVA MENSAGEM

 Acesse o canal do youtube para visualizar novos vídeos a cada semana: Maria Quiteria Magalhães

Peça seu Louvor

  • fabiana dos Santos Rodrigues
    Cidade: Novo Hamburgo
    Música: louvor
  • Romaria Ribeiro Lopes
    Cidade: São José do Rio Preto sp
    Música: Jo
  • Romaria Ribeiro Lopes
    Cidade: São José do Rio Preto sp
    Música: Jo
  • Soraya
    Cidade: Salvador
    Música: Uma coisa peço ao senhor
  • Maria Helena Dutra
    Cidade: Conselheiro Lafaiete
    Música: Deus do impossível
  • Cristiane Almeida Silva
    Cidade: Sao Paulo
    Música: Escudo da Voz da Verdade
Pastor Online

Pastora Helena Morini
 



A esperança dos justos é alegria, mas a expectação dos perversos perecerá.
 Provérbios 10:28
Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.
João 1:45
Ouvinte do Mês
  • Rita de Cássia e Erika
    Cidade: São Paulo, capital
  • Fabiana e Luciano
    Cidade: São Paulo/ SP
  • Joelma e Ravi com a visita da Pra. Helena
    Cidade: São Paulo
  • Helena / Genilsa / Márcia
    Cidade: Caieiras / SP
  • Helena - 04.2016
    Cidade: São Paulo
  • Roberta
    Cidade: São Paulo
Estatísticas
Visitas: 983909 Usuários Online: 54


Web Rádio | Pastor Online | Devocional | Espaço Mulher Cristã | Chat | Notícias Gospel | Entretenimento | Louvores | Roberto Kazuo | Egleysa Montarroyos
Copyright (c) 2018 - Rádio Eu Amo Jesus - Todos os direitos reservados