Sábado, 18 de Agosto de 2018

Buscar   OK
Saúde

Publicada em 11/03/15 às 01:06h - 636 visualizações
O que a cor das tarjas de medicamentos indicam? Veja;

Rádio Eu Amo Jesus


 (Foto: Rádio Eu Amo Jesus)
11/03/15 -

É importante  saber  o que as tarjas dos medicamentos significam e que consequências podem trazer o seu uso contínuo. Os medicamentos são divididos em tarjas, para assim informar aos pacientes os riscos que cada cor representa.


O que a cor das tarjas de medicamentos indicam

 

  1. Tarja preta

 

As tarjas pretas recebem esse nome por causa da faixa da mesma cor que envolve a caixa do medicamento; ele indica que seu uso deve ser feito sob prescrição e receita médica e os efeitos colaterais são danosos à saúde, pois atinge o SNC sistema nervoso central. Seu efeito é prolongado dentro do organismo e pode trazer dependência química, tem ação sedativa, e pode causar morte.

 

Que tipos de doenças ou necessidades os pacientes podem usar esta medicação com tarja preta?

 

Emagrecer.

Depressão.

Transtornos da ansiedade.

Síndrome do pânico.


Efeitos colaterais dos medicamentosos com tarja preta:

 

Sono.

Esquecimento.

Dependência química.

Dificuldade de concentração.


Os medicamentos de tarja preta só são recomendados em último caso, pois o uso contínuo pode trazer problemas de saúde no futuro.

 

  1. Tarja vermelha

 

Este tipo pode exigir retenção ou não da receita médica, isso quer dizer que o farmacêutico pode reter sua receita ou não, após a venda da mesma. Seu efeito no organismo é mais lento e não traz riscos tão danosos à saúde como os de tarja preta, mas pode trazer alguns efeitos colaterais, causando mal-estar em alguns pacientes. Seu uso deve ser acompanhado pelo médico que o receitou e o mais breve possível; após a recuperação do paciente, deve-se interromper seu uso. Entre estes estão os:

 

Psicotrópicos.

Remédios controlados.

Remédios para Diabetes.

Remédios para hipertensão arterial.


  1. Tarja amarela

 

Essa cor indica que o medicamento é genérico, mas possui mesma composição química que o remédios mais caros, tendo igual princípio ativo; ele também vem com a letra G em cima da tarja amarela e sendo a letra na cor preta. Fique atento a esses detalhes para não comprar medicamentos falsificados, que infelizmente ainda ocorrem no Brasil.

 

  1. Sem tarja

 

Os medicamentos sem tarja podem ser comprados sem a receita do médico, traz poucos riscos à saúde, tem nível baixo de toxinas, porém, é importante que o médico seja consultado, pois o médico fará algumas avaliações e perguntas que orientarão a possível causa; assim o paciente não corre o risco de ter uma alergia ao medicamento, pois cada caso é diferente, os sintomas podem parecer iguais, mas não quer dizer, que sejam idênticos. Medicamentos de tarja livre que podem ser usados em alguns sintomas, como:

 

Resfriados.

Azia.

Má digestão.

Dores de cabeça ou enxaqueca.


Evite fazer automedicação ou misturar vários medicamentos sem orientação do médico, isso pode trazer graves riscos a sua saúde.

 

Muitas alterações físicas ou psicológicas

 

Caso você sinta muitas alterações no organismo, como enjoos, dores de cabeça, tontura, irritabilidade, desorientação, pode ser causado pela medicação que está usando. O mais indicado é que volte ao mesmo médico e fale sobre as reações e se for muito angustiante esses sintomas, peça a prescrição de outro medicamento, que tenha a mesma função de recuperar a saúde do organismo. Às vezes uma composição química a mais pode fazer essa diferença e dar uma sensação assintomática, melhorando o desenvolvimento de suas atividades diárias, sem alterações, ou minimizando-as; verifique também a data de validade da medicação.

 

Os medicamentos de tarja colorida tem a necessidade de prescrição de um profissional da saúde, porque pode intoxicar o paciente ou trazer algum risco à saúde, por isso ter consciência é se prevenir contra um mal maior.

 

Imagens: Paulo Liebert/ Ministério da Saúde / Anvisa


Fonte de Notícias





Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.


Clique para ouvir no celular

               

TODA SEGUNDA UMA NOVA MENSAGEM

 Acesse o canal do youtube para visualizar novos vídeos a cada semana: Maria Quiteria Magalhães

Peça seu Louvor

  • Soraya
    Cidade: Salvador
    Música: Uma coisa peço ao senhor
  • Maria Helena Dutra
    Cidade: Conselheiro Lafaiete
    Música: Deus do impossível
  • Cristiane Almeida Silva
    Cidade: Sao Paulo
    Música: Escudo da Voz da Verdade
  • Maria
    Cidade: Goiânia
    Música: Heshua
  • Gracy Mendes
    Cidade: Rio de Janeiro
    Música: Prioridade- Mirian Lima
  • Everton
    Cidade: Mãe do rio
    Música: Deixa eu te usa
Pastor Online

Pastora Helena Morini
 



A esperança dos justos é alegria, mas a expectação dos perversos perecerá.
 Provérbios 10:28
Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.
João 1:45
Ouvinte do Mês
  • Fabiana e Luciano
    Cidade: São Paulo/ SP
  • Joelma e Ravi com a visita da Pra. Helena
    Cidade: São Paulo
  • Helena / Genilsa / Márcia
    Cidade: Caieiras / SP
  • Helena - 04.2016
    Cidade: São Paulo
  • Roberta
    Cidade: São Paulo
Estatísticas
Visitas: 959250 Usuários Online: 23


Web Rádio | Pastor Online | Devocional | Espaço Mulher Cristã | Chat | Notícias Gospel | Entretenimento | Louvores | Roberto Kazuo | Egleysa Montarroyos
Copyright (c) 2018 - Rádio Eu Amo Jesus - Todos os direitos reservados